terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Savage Garden: The Singles

Se o começo dos anos 90 foi do rock, principalmente com o grunge, o seu final e o começo dos anos 2000 foi da música pop. E no meio de boys bands, cantoras teens e roqueiros, uma banda australiana se destacou com um pop rock adulto e letras bem escritas.

Formada em Brisbane, pelo instrumentista Daniel Jones e o vocalista Darren Hayes, o Savage Garden ganhou fama com o seu primeiro single "I Want You", lançado em 1996. Depois deste, veio uma coleção de hits, tirados de dois álbuns premiados. "Foi uma era de excesso, glam, super popstars e nós estávamos no meio disso", conta Hayes.

E, para comemorar os 20 anos do primeiro sucesso da banda, que acabou em 2001, este ano está sendo lançada a coletânea Savage Garden: The Singles, contendo todas as músicas trabalhadas pelo duo em sua relativamente curta, mas marcante, tragetória.


A grande surpresa da coletânea é a faixa inédita "She", que foi gravada como uma demo no começo da banda e nunca havia sido lançada. Além disto, estão sendo disponibilizados em DVD todos os videoclipes da banda, incluindo versões raras, veiculadas somente na Austrália, durante os anos 90.

"Bastante tempo se passou que é mais como como um obrigado por tudo", diz Darren sobre a coletânea.

Nós que agradecemos!

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

David Bowie: Lazarus

A última vez que eu escrevi sobre o David Bowie aqui foi em 2013, quando ele estava lançando o clipe de "The Stars (Are Out Tonight)", tirado do seu 24º álbum The Next Day. Era um momento histórico, pois fazia quase 10 anos que ele não lançava um novo álbum e voltava, como sempre, de maneira muito inovadora.

Havia um certo rumor que este seria o último álbum de Bowie, que estava pensando em se aposentar. Mas em 2014, ele ainda nos brindou com a coletânia Nothing Has Changed e em 2015 havia anunciado um novo álbum e single, chamados Blackstar. É deste último álbum que saiu o seu clipe mais recente "Lazarus", lançado logo após o ano novo.


O que pouca gente sabia era a batalha que o cantor travava contra o câncer desde 2013, e que certamente ele pensava em se aposentar mais por motivos de saúde. No entanto, isto não veio a acontecer e Blackstar foi lançado. 

Mas assistindo ao vídeo de "Lazarus" não tem como não notar uma inspiração de enfermidade para o clipe. E, após a notícia de sua partida, não tem como não vê-lo como uma espécie de despedida.

Bowie voltou para o universo. Afinal, estrelas não morrem, pois sua luz continua por milhares de anos. E ele nos deixou "Lazarus", um grande último ato, mostrando que sua arte estará mais viva do que nunca, para ser vista, ouvida, estudada, interpretada e inspirada.