quarta-feira, 17 de outubro de 2012

20 anos de "Erotica"

Por: Edson Cinaqui Filho

Essa semana o álbum "Erotica" de Madonna completa 20 anos.
Este é, sem sombra de dúvidas, o álbum mais conceitual e revolucionáio da Madonna, e figura entre meus preferidos com toda certeza.

No inicio da década de 90, o mundo se encontrava em um confronto ideológico com a sexualidade e a epidemia da AIDS, e toda a população mundial presenciava uma época de transição na sociedade, em que o diálogo sobre a sexualidade se movia da total repressão para a liberdade de expressão e novas formas de explorar esse universo.

Para entender o impacto de Madonna com “Erotica”, basta recorrer a outras mídias da mesma época. Uma recomendação seria a sequência inicial de “Cães de Aluguel”, primeiro filme de Quentin Tarantino, em que um grupo de ladrões discute o significado e as mensagens implícitas nos grandes hits de Madonna da década de 80.

Assim como na mitologia, Madonna se despiu de qualquer preconceito e pré-julgamento e confrontou uma de suas (ou nossas) maiores obsessões: o sexo. E como deveria ser, ela convidou o mundo para acompanhá-la nesse processo. À frente de seu tempo, foi difícil para o mundo seguir seus passos, já que nem todos estavam preparados. Porém, certamente, todos estavam curiosos e como numa prática coletiva do voyeurismo, o mundo se encontrou a espiar mesmo que à distância esse momento de descobertas e extravagância sexual proposto por Madonna.

"I'd like to put you in a trance..."


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Darren Hayes indicado ao ARIA Awards

O cantor Darren Hayes foi indicado esta semana ao ARIA Awards, premiação anual da indústria fonográfica australiana, equivalente ao Grammy americano. Seu álbum "Secret Codes and Battleships" está concorrendo na categoria Best Adult Contemporary Release, que premia o melhor disco de música adulta contemporânea.

Esta é a segunda vez que Darren concorre como artista solo ao prêmio. A primeira vez foi em 2002, com o álbum "Spin", quando foi indicado à categoria de melhor cantor. Sua antiga banda Savage Garden é uma das recordistas históricas de prêmios no ARIA. Em 1997, eles levaram nada mais que 10 troféus para casa.

"Secret Codes and Battleships", o álbum mais recente do cantor, foi lançado há exatamente um ano, e atingiu o Top 10 da parada australiana, assim como o single "Talk Talk Talk". O álbum marcou os 10 anos do cantor como artista solo, no qual acumulou mais de 4 milhões de discos vendidos.

O ARIA Awards acontece dia 29 de Novembro de 2012, em Sydney. Estamos na torcida!