sexta-feira, 8 de junho de 2012

Top 5 Clipes em Paris - #1 Truly Madly Deeply


Romântico, elegante, belo. Só por estes adjetivos, que têm bastante a ver com Paris, este clipe já merecia a nossa primeira posição! Mas, além de tudo isso, Adolfo Doring, o diretor do vídeo, escolheu as melhores locações da cidade luz, durante o Outono de 1997, para filmar a história de um casal separado por desencontros. São tantos lugares bonitos da cidade que aparecem no clipe que fica difícil de se listar... Mas vamos lá!

O vídeo foi gravado principalmente na área do Sacré-Coeur, basílica no norte de Paris. A bela mademoiselle, chega pela estação Gare du Nord, à procura do seu amado, enquanto ele a espera em um café no Montmartre, chamado Soleil de la Butte restaurant.

Parelalo às cenas de desencontro do apaixonado casal, Darren Hayes pode ser visto caminhando pela cidade, em locais como a Place de la Concorde, onde há um obelisco, e o Jardin des Tuileries, onde existem várias esculturas, ambos na região central de Paris.

A escultura que aparece no começo e durante o clipe se chama La Loire et le Loiret e foi feita no século XVIII pelo artista Corneille Van Clève. O original dela fica no Louvre, que é próximo ao Tuileries.

No clipe, há também tomadas pelo Rio Senna e uma na Torre Eiffel, que aparece bem discretamente. Mais para a metade do vídeo, Hayes entra em um pequeno hall, onde Daniel Jones e a banda estão tocando.

Ao final do clipe, o casal finalmente se encontra, e a história se amarra com eles passando abraçados pela viela do pequeno hall, onde cruzam com a dupla de músicos, responsável por um dos maiores sucessos das últimas décadas! 

...Ah, o nome da dupla? É Savage Garden. Se você não conhece Paris, tudo bem, eu também não conheço, mas se não conhece esta banda, em que planeta você viveu nos últimos vinte anos? rs

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Top 5 Clipes em Paris - #2 Kiss Me


Este, provavelmente, é o clipe mais "francês" de nossa lista! Primeiro single da banda americana Sixpence None The Richer, Kiss me tornou-se um clássico dos anos 90. Coincidentemente, o clipe da música é inspirado em um clássico do cinema: o filme Jules et Jim, de 1962, do cineasta François Truffaut.

Gravado em diversas locações em Paris, o vídeo é uma homenagem ao cineasta e todas as suas cenas são inspiradas no filme, incluindo a clássica cena do corredor do Museu do Louvre, onde os três amigos apostam uma corrida. 

Há diversas sequências feitas no Rio Senna e também em Montmartre, bairro ao norte de Paris bastante visitado pela incrível vista que se tem da cidade. No bairro, também fica a Basilique du Sacré-Coeur, igreja que aparece no começo do clipe, quando eles estão sentados tocando. Outra igreja, que aparece ao fundo em algumas cenas, é a famosa Cathédrale de Notre-Dame:


No final do vídeo, Leigh Nash, a vocalista da banda, que faz o papel da Catherine, joga uma flor no túmulo de Truffaut, que fica no Cemitério de Montmartre. Numa das últimas cenas, ela caminha pelo pequeno viaduto da rua Caulaincourt, que passa por cima do cemitério.

Mais do que a homenagem e a adaptação do filme, o clipe tem todo um ar singelo e inocente, com um acordeão no final da música bem parisiense. Kiss me foi um hit em diversos países do mundo, e ficou eternizada graças a um clipe belo e cinematrográfico... ou será que o filme de Trouffaut que era meio videoclipe?

domingo, 3 de junho de 2012

Top 5 Clipes em Paris - #3 A View To A Kill


Gravado em Junho de 1985, este é o clipe mais antigo da nossa lista. A música do Duran Duran, uma das bandas de maior sucesso dos anos 80, é trilha do filme "007: A View To A Kill" e chegou ao topo da Billboard na época.

Filmado totalmente na Torre Eiffel, o vídeo traz os integrantes da banda como espiões em ação, mesclando as imagens com cenas do filme de James Bond. Ao final do clipe, Simon Le Bon, o vocalista da banda, observa que o seu walkman está programado para explodir a torre, que é o edifício mais alto de Paris e o monumento pago mais visitado do mundo.

A Torre Eiffel fica no 7º distrito parisiense, em frente ao Parque Champs de Mars e ao lado do Rio Senna. Projetada pelo arquiteto Gustave Eiffel, ela foi contruída em 1889, no centenário da Revolução Francesa. Na época, ela era o monumento mais alto do mundo, equivalendo a um prédio de 108 andares. 

Do primeiro andar da torre é possível se ter uma vista completa da cidade. Nele também há toilettes e várias lojas. No segundo andar há um restaurante caríssimo. Ao terceiro, no topo da torre, só se chega de elevador, mas o acesso é limitado. 

Pouca gente sabe, mas em Paris existe uma outra torre, mais moderna, chamada Montparnasse, da qual se pode ter uma vista de cartão postal para a Torre Eiffel... Dizem que, esta sim, é a vista mais bonita da capital francesa!