segunda-feira, 29 de junho de 2009

Lady GaGa vs Michael Jackson

Uma coisa que me faz gostar da Lady GaGa é que ela verdadeiramente tem boas influências (e sabe se inspirar nelas muito bem). Um exemplo disto é este videoclipe ("LoveGame"). Alguém já notou que ele é uma releitura de "Bad" do Michael Jackson (que é muito melhor, claro)? Este é o original > "Bad"

domingo, 28 de junho de 2009

MJ

Antes de eu saber o que era pop, eu já ouvia as suas músicas. Antes de eu saber o que era coreografia, eu já tentava dançar igual a ele. Antes de saber o que era um videoclipe, eu já me assustava vendo "thriller". Antes de eu saber o que era um superstar, eu já o conhecia, mesmo morando em um cidadezinha minúscula no interior do nordeste. Quando passei a morar na "cidade grande", uma vizinha que eu tinha era sua fã, e eu passei a infância ouvindo os seus álbuns. Quando descobri o que era música e o "maravilhoso mundo da MTV", eram os seus clipes dos anos 90 os que eu mais assistia. Quando me tornei fã de alguns artistas, era ele uma de suas grandes influências. Teve uma época quando eu era adolescente (e na adolescência você sempre nega algumas coisas da infância) que eu deixei de gostar dele. Mas, um tempo depois, quando eu comecei a sentir nostalgia de muitas coisas de quando eu era garoto, ele foi logo uma destas lembranças. Quando eu comecei a conhecer um pouco mais de música, percebi que ele não tinha o sucesso que tinha por acaso, mas porque até hoje seu estilo e sua obra são, assim como os Beatles, a base da música pop. Mas, o tempo passou, e ele começou a ser falado por outros motivos (como se outra coisa fosse mais importante). E ele começou a decair... Três dias atrás, ouvindo rádio na casa dos meus amigos, eu soube que ele partiu, justamente quando queria se reerguer. E, agora, escrevendo este texto, eu me emociono. Não por estar comovido com a sua morte, mas por perceber que durante toda a minha vida, até hoje, sua música esteve presente. E por compreender que se hoje escrevo, pesquiso e falo sobre música é porque, quando eu era um garoto, eu queria ser como ele. Obrigado Michael. Don't matter if you were black or white.

terça-feira, 23 de junho de 2009

This Delicate Film We've Made

Faz simplesmente SÉCULOS que eu estou para escrever sobre este DVD. Talvez ainda não tenha feito isso por um simples motivo: o fato dele ser tão acima da média que não necessita que falem dele. E quase ninguém falou mesmo... e o que importa? Alguém falando ou não falando não vai tirar o que ele é. E eu também não preciso falar o que ele é. Ele apenas É e não é preciso se explicar. Mas eu não fiz este post para dizer isto. Aliás, para não dizer nada. Eu só posso dizer que quando assisti ao DVD fiquei realmente tentado a mudar o tema da minha pesquisa de conclusão de curso (em multimeios) para algo relacionado à sinergia entre música e imagem nos videoclipes, ou sobre as diferentes técnicas de animação e a influência da linguagem de outras mídias nelas, ou ainda sobre o processo de criação/adaptação para animação. Ou ainda sobre os conceitos de tempo e espaço na física moderna e na fícção de H.G.Wells, que influenciaram diretamente este DVD e o CD que o originou. Enfim, temas inspirados neste trabalho não faltariam. Mas vou me limitar a mostrar uma das passagens deste "delicado filme" somente. E não preciso dizer mais nada. Darren Hayes - Waking The Monster - ASSISTIR

terça-feira, 9 de junho de 2009

Anthonio [download]

A cantora norueguesa Annie está com single novo na praça e a música é simplesmente excelente! "Anthonio" foi lançado o mês passado na Europa e, desde então, tem sido um hit nas pistas. A letra da música fala sobre uma viagem ao Brasil, onde ela provavelmente conhece o 'Anthonio'... "Oh Anthonio, it's been nearly one year since our Rio, nights of forever, pictures of you and me... There I was under stars, hearts made in the sand, lying with the boy from Ipanema, tide comes rushing in...". Para fazer o download do single é só clicar na imagem!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

March of the Zapotec and Real People Holland

O disco "March of the Zapotec and Real People Holland" do Beirut está há quinze semanas na parada francesa e chegou ao #14 esta semana. Este é o lançamento mais recente da banda norte-americana, sendo constituído de dois EPs, que são, na verdade, um álbum divido em 2 partes: March of the zapotec contém músicas influencidas por uma viajem feita pelo vocalista Zach Condom à Oaxaca, México, e Holland contém música eletrônica, abrindo com a faixa "My Night with the Prostitute from Marseille". Pelo site oficial dos caras dá pra baixar uma faixa bônus "A Sunday Smile". O Beirut se apresenta dia 1º de Setembro em São Paulo.