segunda-feira, 28 de abril de 2008

JEWEL RASGA O VÉU

Jewel Kilcher sempre foi uma cantora que eu gostei, seja por sua voz segura, seja por sua sensibilidade. Dos 90 pra cá, Jewel ficou conhecida por suas canções que mesclam folk e pop, falando basicamente de seus sentimentos e com um tom existencialista típico do country. Mas quando todos já estavam entediados habituados com aquela imagem angelical da cantora, a americana resolveu renovar e lançou o dançante 0304 em 2003. Três anos separaram este do lançamento do 5º álbum de sua carreira Goodbye Alice in Wonderland, no qual voltou a seguir a linha voz-violão que a caracterizou, o que resultou numa baixa notoriedade do disco. Seu novo cd - Perfectly Clear - está para sair mês que vem, mas - a contar pelo single de estréia deste álbum, não se podem esperar muitas novidades: "Stronger Woman" não difere em nada do que a cantora já fez, a não ser um pouco pelo otimismo da canção, já que Jewel sempre teve um ar um pouco melancólico. Maaaas, quando tudo parecia soar apenas como "mais do mesmo", não é que o clipe de "Stronger Woman" é bem interessante! Videograficamente ele não traz nada de inovador, é somente um clipe pop, mas SW traz uma mensagem que se deve observar: a figura da mulher na história e nas culturas. Em como à ela sempre foi oferecido o papel de sexo frágil, preocupada com coisas importantes como a vaidade e servir à família, e inclusive os próprios padrões culturais de beleza ditavam (e ainda ditam) este comportamento. Neste clipe, Jewel - com o ar singelo e boa garota (agora stronger woman), rasga o véu:

Em outras palavras, como a noção de beleza é uma construção histórico-cultural, e serve de ferramenta de aprisionamento e alienação, principalmente para as mulheres, que acham, quem diria, estarem se tornando donas da situação!

VIKINGS CONTRA-ATACAM

Este final de mês um boa leva de cantores noruegueses lançaram música nova. Então, vale a pena dar um conferida, porque, depois de bacalhau, música pop é a segunda coisa que os nórdicos mais entendem! Espen Lind está de volta com "Scared of Heights", primeiro single do seu novo álbum "Army of One" - o quinto da carreira. E quem também finalmente lançou música nova foi a Annie, a cantora-loira-pop mais simpática (e das mais talentosas) que conheço. O single se chama "Girlfriend", prepare-se para dançar! Kurt Nilsen é outro que lançou música nova. E esta é F O D A, dueto com o lendário Willie Nelson. O título da canção é "Lost Highway" e faz parte do seu próximo disco "Rise to The Occasion". Bem, recado dado. Deixem-me ir tomar algo gelado!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

WHAT IF I STAY

Melanie C lançou seu quarto álbum This Time há um ano, mas somente agora está promovendo-o na América. Este disco mostra um lado mais calmo da cantora, com boas baladas para se ouvir num dia de chuva. As faixas "Understand" e "Carolyna" dão um tom mais rock ao cd. Mas é a suave "What If I Stay" que mais cativa. Melanie, mesmo um pouco mais melancólica, não perde a afinação e o controle da voz, numa canção onde o singelo instrumental e uma letra sensível despertam os ouvidos, terminando num belo solo de gaita - algo mais folk. Pessoalmente, adimiro letras mais contidas, onde a intenção não é se dizer nada para ninguém, mas para si próprio, algo reflexivo. A voz de Mel afaga e conforta nesta música. Uma faixa mais soft de uma artista conhecida pela potência vocal e pela levada rock de seus discos. Para baixar e ouvir: http://www.zshare.net/audio/10536045db3f66c4/

sábado, 12 de abril de 2008

WHO'S THAT GIRL?

NÃO, não é Natalie Imbruglia! rs Digo, esta é Elise Silverton, a encarnação da personagem principal do romance de Georgie Blain, Closed For Winter. O filme foi gravado no final do ano passado em Adelaide (Austrália) e conta a história da quieta e introspectiva protagonista, perturbada pela lembrança da irmã, que morreu quando Elise era ainda criança. O longa estréia somente no final do ano, mas mês que vem serão mostradas as primeiras imagens no Festival de Cannes. Esta é a segunda participação de Natalie no cinema, que já atuou na comédia Johnny English com Rowan Atkinson.